
Ravintsara – Cinnamomum camphora
Cinnamomum camphora pertence à família botânica Lauraceae, é uma árvore grande, perene e aromática. Originária da China, Coréia, Japão, Taiwan e alguns outros países
do Sudeste Asiático, aclimatada em Madagaskar. Pode chegar a 20m de altura, as folhas têm uma aparência lustrosa e cerosa e cheiram a cânfora quando esmagadas. Na
primavera, produz folhagem verde brilhante com massas de pequenas flores brancas. Produz grupos de frutas pretas, a casca pálida é muito áspera e fissurada
verticalmente.
O OE extraído das folhas da Cinnamomum camphora qt. cineol é conhecido OE de Ravintsara, a concentração de 1,8-cineol pode chegar até 70%.
Muitas referências bibliográficas afirmam que OE com concentração de 1,8-cineol acima de 60% devem ser evitados por crianças abaixo de 3 anos de idade.
Tem sido usado na medicina popular há muito tempo pelos nativos de Madagascar, pela ação antisséptica respiratória de adultos e crianças acima de 3 anos de idade.
As respostas no alívio ao sistema respiratório muitas vezes é considerada superior ao OE de eucalipto glóbulos.
Aromacologia
Óleo Essencial da comunicação
Poderosa ação de purificação ambiental.
Estimula o sistema nervoso, aporta concentração e foco.
Dinamizador no chakra laríngeo, melhora a capacidade de comunicação.
Cosmética
Potencial antimicrobiano, antifúngico, antiviral, antibacteriano
Usos Tradicionais
Principais potenciais terapêuticos: antisséptico, antiviral, anti-infeccioso, antibacteriano, expectorante, estimulante imunológico, neurotônico e tônico do cardíaco.
Coadjuvante para acalmar sintomas de afecções respiratórias adultas e de crianças acima de 3 anos de idade, gripe, febre, bronquite, sinusite, rinite e tosse.
Coadjuvante no combate ao vírus influenza.
Coadjuvante no alívio de sintomas dos distúrbios neuromusculares, fadiga muscular
Deixe um comentário